As tendências de design de interiores chamam atenção dos apaixonados pela área e também de quem deseja dar personalidade ao lar, seja ele novo ou usado. A quarentena despertou nas pessoas uma reflexão sobre sua relação com o próprio lar, causando uma busca por conforto, adaptação e personalidade. Essa busca se refletiu em tendências de diferentes áreas conceituais de arquitetura, design e decoração.
Diante dessa realidade as reformas entraram em alta no país, registrando aumento na venda de móveis, peças de decoração e produtos para reforma, segundo pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FVG) em parceira com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (Sinduscom-SP). E se você está na lista das pessoas que estão planejando e até executando seu projeto de reforma do lar, vale a pena conferir a lista abaixo onde elencamos 5 principais tendências de design de interiores para você incluir no seu projeto de reforma do apartamento. Confira:
Tendência em Cores
A busca por personalidade dentro do lar trouxe a tendência de pintura colorida no teto ainda em 2020, mas que permaneceu forte para 2021 e próximos anos. Isso não resume apenas ao teto em si, mas colunas, vigas e até rodateto, criando uma superfície monocromática.
As cores também estão mais presentes do que nunca na marcenaria, especialmente os tons fechados, como azul petróleo, índigo, marsala, laranja abóbora e ocre. Móveis da cozinha, sala, quartos e até banheiros entram na tendência, harmonizando com a decoração, que tende a ser mais minimalista e de cores mais amenas.
Superfícies e acabamentos
Se no item anterior destacamos as cores, nesse o destaque são os acabamentos em diversas superfícies. O destaque vai para a pigmentação natural que tragam a sensação de natureza como o terracota, acabamento industrial e rusticidade. Nos pisos, além dos já tradicionais pisos de madeira e porcelanato, o granito branco entra como uma tendência que imprime bom gosto sem ofuscar a decoração.
E por falar em superfícies e acabamentos, os estofados entram na tendência com um retorno que traduz conforto e charme, que são os acabamentos com costura em gomos. Sofás, pufes, cabeceiras e poltronas onde as cores fortes e a sensação do toque se destacam, transformando a experiência sensorial tátil.
Projetos luminotécnicos minimalistas
O minimalismo luminotécnico faz a diferença em qualquer ambiente. A estética minimalista traduzida em linhas simples, simétricas e lineares traduz e dá ênfase a partes do ambiente da maneira que o usuário desejar. Essa tendência, que já existe e é bem aceita em todo lugar, se fortalece por definir espaços, evidenciar traços de personalidade na decoração e decorar sem ser invasiva.
Integração de espaços
E por falar em respeito aos ambientes e suas particularidades, a integração de espaços entra como um bônus se brigar com a funcionalidade de cada espaço. Os imóveis studio, quarto e sala e até mesmo os grandes apartamentos e casas podem trazer essa tendência de integração espacial sem invadir cada espaço. Para isso, painéis de marcenaria que evidenciem cores e texturas, divisórias retráteis, estantes, caixilhos e vidraçaria podem limitar com integração, permitindo certo nível de privacidade sonora e visual, sem impermeabilizar cômodos.
Mobília modulada e retrátil
É importante pontuar que quando o assunto é design de interiores, mobília retrátil não é sinônimo de aperto ou falta de opção. Quem decora sabe o quão importante é aproveitar espaços de maneira inteligente e organizada. É para isso que os armários e móveis retráteis foram concebidos. Mesas que crescem a depender da quantidade de pessoas no local, armários que se abrem para acesso a área de serviço e cozinha, quartos modulados, com armários sob as camas e até home offices confortavelmente adaptados são algumas dessas frentes que mostram o quão necessário está a busca pela integração através da mobília.
Se você gostou dessas dicas, compartilhe este conteúdo e programe sua reforma. E se ainda está na busca por um novo lar, seja ele com muito espaço ou mais compacto, a dica é visitar a página de imóveis disponíveis aqui no site, dar uma passadinha no meu perfil no Instagram e conferir os lançamentos.
Fonte de texto e imagens: https://www.archdaily.com.br/br