Rica de belezas naturais, cidades históricas e uma gastronomia de fazer inveja, Alagoas é um polo turístico no nordeste. Quem visita as diversas cidades, e não só a capital, Maceió, se encanta com tudo o que você e saboreia, voltando pra casa com aquele gostinho de quero mais. E para quem vive aqui, a sensação é mesma, descobrir novos lugares no próprio estado é uma boa forma de conhecer a fundo o nosso lugar. Para isso, listamos sete bons lugares para visitar a se encantar em Alagoas. Confira:
1 – Fugindo do tradicional, as praias do litoral norte de Maceió!
Que as praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas são maravilhosas, disso já sabemos. Além da orla encantadora, os bares e restaurantes são uma atração à parte. Mas, as praias do litoral norte da capital é que entram nessa lista. Um mar belíssimo, muita natureza em volta e muitas opções de restaurantes te esperam nas praias da Sereia, Guaxuma, Ipioca. Sair da agitação e buscar tranquilidade nessas praias será uma ótima escolha. Aposte!
2 – Rota Ecológica dos Milagres
Se é sossego e ainda mais beleza que você quer, todos os caminhos te levam à Rota Ecológica dos Milagres. Localizada na chamada Costa dos Corais, que contempla cidades como São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Japaratinga, a Rota Ecológica dos Milagres é rica em natureza, reservas de mata atlântica e praias exuberantes que se assemelham a ao Caribe. Além disso, os visitantes da Rota dos Milagres podem realizar passeios pelo santuário ecológico do peixe-boi, fazer trilhas na mata, conhecer os mangues e provar da maravilhosa gastronomia do lugar.
3 – Maragogi
Quando o assunto é praia e bons resorts, Maragogi é a primeira cidade que pensamos. As deslumbrantes piscinas naturais se juntam ao mar calmo e cristalino da cidadezinha, para deixar qualquer turista, seja daqui ou de fora, encantado. Além disso, Maragogi conta com um dos melhores resorts do Brasil.
4 – Cidade histórica de Penedo
De um extremo ao outro do litoral, Penedo fica no sul do estado. Conhecida por sua beleza arquitetônica e pela riqueza presente no Rio São Francisco, ao qual é banhada, a cidade é tradicionalmente um lugar onde não se pode deixar de ir.
5 – Marechal Deodoro e Praia do Francês
Que a praia do Francês é bastante conhecida e encantadora, a maioria das pessoas sabe. Mas, muita gente nunca visitou a cidade de Marechal Deodoro. Assim como Penedo, a riqueza histórica da cidade atrai turistas, e é parte da história do nosso país. Igrejas, museus, conventos e casas históricas fazem parte do passeio. Além disso, a orla laguna da cidade é mais um ponto positivo para realçar a beleza do município que é vizinho à capital, Maceió.
6 – Piranhas e Usina hidrelétrica de Xingó
Localizada na divisa de Alagoas com Sergipe, as cidade de Piranhas carrega consigo a história do Cangaço, de Lampião e Maria Bonita. Uma cidade acolhedora e muito bonita, banhada pelas águas do velho Chico, também rica em arquitetura. E visitar Piranhas e não conhecer a Usina hidrelétrica de Xingó é a mesma coisa que não fazer nada (rs). Vale muito a pena saber um pouco mais do grande monumento construído pelo homem na divisa entre Piranhas e Canindé do São Francisco. Durante visita é possível conhecer toda a estrutura da usina, sua construção e ainda mergulhar nas águas do São Francisco. Também possível fazer o passeio pelos cânions e desfrutar da belíssima paisagem do sertão nordestino.
7 – Serra da Barriga, Quilombo dos Palmares
Para encerrar, nada mais justo do que incluir nos passeios por Alagoas, a histórica Serra da Barriga. Situada na cidade de Palmeira dos Índios, entre a Zona da Mata e o agreste do estado, o santuário do maior quilombo de luta pela liberdade negra do Brasil representa um passeio pelas raízes africanas e pela história da época da escravatura no Brasil
Agora que você tem sete boas dicas de lugares para visitar em Alagoas, comece aproveitando os feriados de Semana Santa, Tiradentes e Dia do Trabalhador para escolher quais lugares precisa conhecer por aqui. Muitos desses passeios vocês pode fazer em apenas um dia, sem precisar reservar hotel ou pousada. O que vale mesmo é a sensação de conhecer mais afundo o que há de melhor em Alagoas. Experimente!