É possível manter seu planejamento de financiamento imobiliário em 2020? Essa pergunta tem sido feita desde o início da crise do novo coronavírus e muitos analistas respondem que sim. Trazemos um importante esclarecimento sobre a compra do imóvel durante esse período de pandemia da Covid-19. A seguir explico com mais detalhes o que dizem os analistas, além de algumas dicas sobre como manter esse planejamento. Veja:
É um bom momento para comprar imóveis como forma de investimento
Sim! Trata-se de um bom momento para comprar imóveis se sua vontade é fazer seu dinheiro render. Os imóveis, especialmente os mais modernos e em localizações privilegiadas, como nos grandes centros e nas regiões litorâneas significam um bom investimento, mesmo na crise. A valorização desses imóveis segue crescente e como o pensamento é em longo prazo, certamente essa escolha de agora trará resultados excelentes no futuro.
Outro fator determinante é que as bolsas estão oscilando muito durante esse período de pandemia da Covid-19, tornando os investimentos em ações incertos quanto a lucratividade. Em comparação, os imóveis não perdem valor da noite para o dia, sendo uma excelente forma de fazer seu dinheiro valorizar.
Setor de construção civil não parou
A construção civil está na lista de atividades essenciais, o que caracteriza sua importância no mercado e desenvolvimento econômico. E como não há pausa nas obras, os imóveis em construção seguem com prazos de entrega inalterados. Cabe ao comprador, estudar qual construtora seguirá com os cronogramas de obras e entregas para que não tenha problemas com atrasos futuros.
Queda nos juros e boas oportunidades de financiamentos
A taxa básica de juros continua caindo a números históricos. Na última semana, chegou a marca de 3% e ainda pode cair mais. Isso significa que os bancos tendem a manter a queda nos juros do financiamento, entretanto, vale a pena estudar as melhores opções.
Já no que se refere aos incentivos dos bancos para o financiamento, sabemos que, com a pandemia da Covid-19, bancos como a Caixa Econômica Federal e outros, apresentaram uma série de medidas para manter o bom momento das vendas financiadas. São diversas vantagens, como redução de juros, carência de 6 meses para início dos pagamentos de financiamentos de imóveis novo, dentre outros pontos positivos.
Os valores dos imóveis estão caindo?
Por enquanto não têm sido registradas quedas nos preços dos imóveis nas cidades brasileiras. Entretanto, proprietários e construtoras estão abertas a negociação, podendo conceder bons descontos para pagamentos à vista e até para financiamentos. Cabe ao interessado junto ao corretor realizarem uma boa procura e abrir a negociação da melhor maneira.
Segundo especialistas do portal InfoMoney, podem ser registradas quedas nos valores dos imóveis nos próximos meses, visto que a queda na procura e nas vendas pode gerar a busca por um público, ampliando a competitividade das construtoras e incorporadoras, promovendo a redução de preços. Mas, nada é dado como certo, ainda.
Vale a pena gastar toda a minha reserva na compra de um imóvel nesse momento?
A resposta é taxativa: não! É difícil projetar com precisão o fim da pandemia e seus consequentes efeitos, mas sabemos que não serão positivos. Ter uma reserva é essencial para casos urgentes, uma vez que os rendimentos aplicados na bolsa podem sofrer perdas. A menos que seja uma oportunidade de compra do imóvel dos seus sonhos, e que você consiga projetar seus investimentos sem contar com aquela reserva, é aconselhável ser prudente nesse aspecto.
São muitas informações, sabemos, mas basta analisar para perceber que não é o momento para cancelar ou adiar seu planejamento de compra de um imóvel. Basta ter mais cautela, fazer contas e seguir firme na realização do seu sonho. Se precisar de mais informações, quer conhecer as diversas opções de imóveis e ou ajuda na busca, fale com Carol Marinho e encontre o imóvel que deseja.
Com informações dos portais InfoMoney, Exame e Money Times.