Perder o emprego nos dias atuais pode ser uma dor de cabeça daquelas, ainda mais quando se tem um financiamento imobiliário para pagar. Nessas horas bate a preocupação sobre o que pode acontecer e se há risco de perda do imóvel e do valor que já foi pago. Por isso, vamos esclarecer alguns casos. Acompanhe:
Qual tipo de financiamento é o seu?
Primeiro, antes de qualquer medida drástica é preciso entender qual tipo de financiamento você está pagando, pois há diversos tipos aqui no Brasil, clique AQUI e confira quais são eles. Após entender qual financiamento faz parte é necessário que se faça um planejamento financeiro para pagamento das prestações até conseguir um novo emprego. Lembrando que, se houver inadimplência por mais de três meses, a instituição financeira poderá retomar o imóvel.
Utilize o seu FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma boa alternativa para te socorrer neste momento. Isso por que é possível sacar o valor total disponível em caso de perda do emprego. Especialistas financeiros e imobiliários recomendam usar o valor para antecipar parcelas dos próximos meses, ganhando tempo até se estabilizar. A dica é usar o valor para pagar seis parcelas do financiamento imobiliário, afinal, são seis meses até conseguir um novo emprego e ajustar as economias.
Recalcule a dívida
Alguns bancos, como a Caixa, por exemplo, permitem que seja realizado um novo cálculo do saldo devedor, mas mantendo a taxa de juros e o prazo do contrato. No Banco do Brasil é possível ajustar a data de débito, para adequação ao melhor dia de pagamento das parcelas. Os demais bancos brasileiros têm outras formas de negociação e isso dependerá da relação com o cliente, do tipo de contrato de financiamento que existe e também do valor do imóvel adquirido.
Renegociação do Imóvel
Se mesmo após utilizar FGTS ou se desfazer de outros bens sua situação de desemprego persistir, a melhor forma de agir para não perder todo o dinheiro já investido é renegociar o imóvel. A ideia é conversar com o banco e trocar o imóvel atual por um de menor valor. Assim, você evitará a perda do valor já investido e estará mais tranquilo com um imóvel novo, porém quitado.
Faça a transferência do financiamento
A transferência do financiamento imobiliário é outra alternativa viável quando não é mais possível pagar o financiamento. O que isso quer dizer? Negocie junto ao banco a transferência do financiamento para uma terceira pessoa. Assim o banco irá lhe repassar o valor já investido e o novo proprietário assumirá o financiamento.
Lembre-se que tudo deve ser planejado de forma a evitar tais transtornos, mas como há problemas imprevistos, a saída é recorrer a essas alternativas. Na dúvida, converse com seu corretor de imóveis e tenha certifique-se que pode realizar o financiamento imobiliário com tranquilidade e a partir daí escolha o melhor imóvel para você.