A compra de um apartamento deve ser planejada e amadurecida, pois se trata de um bem durável e, provavelmente, o proprietário passe muito tempo morando nele. Em como já estamos no segundo semestre de 2018 e já podemos perceber o reaquecimento do mercado imobiliário, listamos algumas dicas para as pessoas que estão iniciando somente agora o planejamento para a compra de um novo apê. Confira:
Valor Ideal
Se você mora de aluguel ou pretender ir morar só, é importante estudar suas finanças e entender até onde pode investir num apartamento. Faça uma análise dos seus ganhos, situação junto aos bancos que possa lhe oferecer crédito e demais cálculos para fazer o investimento encaixar no orçamento. É importante nesse caso, ser realista com sua situação e buscar junto ao seu corretor, um imóvel com localização, estrutura e valor que sejam compatíveis. Nesse caso, também vale a pena estudar a possibilidade de juntar grana por um tempo até poder pagar um bom valor de entrada.
Planeje e avalie opções
Com a ajuda do seu corretor, faça um planejamento dos custos da compra. Ele é o especialista responsável por lhe ajudar nesse processo. Impostos, custos adicionais, entre outros, podem surgir e você precisa estar preparado. Nessas horas, avaliar as diversas opções de apartamentos na sua cidade é a melhor forma de se chegar a uma boa escolha. Há muitos imóveis em estoque, por isso vale a pena demorar um pouco mais na escolha.
Novo, usado ou na planta?
Também faz parte do planejamento da compra a situação do imóvel na hora de fechar negócio. Sabemos que apartamentos usados podem precisar de reformas. Os novos, mesmo não necessitando de reformas e estarem prontos para morar, podem ser mais caros. E os apartamentos na planta/em construção, por sua vez, levarão algum tempo até serem entregues. Portanto, esses fatores devem ser levados em consideração diante da sua necessidade de mudar. Vale a pena estar atento a esse detalhe.
Segundo Carol Marinho, consultora imobiliária com 15 anos de experiência no mercado, vale muito a pena avaliar todos os cenários para que sua escolha seja bem feita. “O cliente deve manter foco no que será melhor para o seu futuro. Essa é uma das principais orientações que costumo fazer”, completa.
Gostou das dicas? Que tal entrar em contato com Carol Marinho e conhecer o imóvel ideal para os planos? Clique aqui e conheça!