Como ter mais segurança na compra do Imóvel novo?
A compra de um imóvel é um momento que marca a vida de qualquer pessoa, principalmente se tratando do primeiro ou segundo imóvel. Entretanto, esse momento pede cautela e uma minuciosa avaliação de preços, documentação e alguns outros itens. Como nesta quinta, dia 15, celebra-se o Dia Mundial do Consumidor, destacamos a seguir dicas para evitar dores de cabeça no processo e após a compra do seu imóvel.
Pesquise o tipo de imóvel mais apropriado
Além de escolher se vai comprar um apartamento, uma casa ou um sobrado, por exemplo, não se esqueça de pesquisar o tipo de imóvel mais apropriado para o que você deseja, podendo optar por um imóvel usado, um imóvel novo ou outro na planta. Além disso, confira elementos como metragem, número de vagas de garagem, movimentação na vizinhança, taxas de condomínio, entre outras questões que afetam o seu negócio. E, claro, visite o imóvel, pois só olhar fotos e descrições não basta para saber como ele realmente é. Outra dica é conhecer o bairro e o entorno do imóvel. Pesquise!
Documentação do Imóvel e do comprador
O processo de compra é iniciado a partir da reunião desses documentos. Especialmente o comprador que deseja financiar o imóvel, diversos documentos precisam ser reunidos, como comprovantes de renda, cpf, identidade, entre outros (confira a lista AQUI). Já a construtora ou atual dono do imóvel precisa apresentar documentos como o Registro Geral de Imóveis (RGI), ITBI, comprovantes de quitação de IPTU e condomínio, por exemplo.
Taxa e Sinal
Com toda a documentação do imóvel e do comprador reunidas, é hora de formalizar a compra. Para isso, é assinado um recibo de sinal, ou compromisso de compra e venda, no valor definido pelas partes. Em geral, o valor do sinal é de 10% do valor total do imóvel.
Entretanto o comprador precisa estar atento e se organizar para cumprir o pagamento do imóvel, uma vez que o valor do sinal muitas vezes pode ser perdido, caso o comprador aceite realizar o pagamento num prazo difícil de ser cumprido.
Prazo de entrega
O primeiro passo, se for na planta, é verificar a idoneidade da construtora e visitar alguns empreendimentos entregues, além de conferir se cumprem o prazo de entrega. No caso de usados, vale ver se o imóvel está ocupado pelo próprio dono ou por terceiros, e como será a saída, para não ter surpresas quanto ao pronto recebimento das chaves.
Agora é só preparar a mudança!
Finalizada todas as etapas de compra e concluída a entrega do imóvel, é hora de preparar a mudança. E como sabemos, todos esses passos precisam ser dados com firmeza, e o apoio do corretor de imóveis é incondicional. Carol Marinho, que há 14 anos atua neste mercado, é uma perfeita opção. Se você pretende comprar seu imóvel por esses dias, clique aqui e fale com ela.