CONVIVÊNCIA EM CONDOMÍNIO: DICAS E REGRAS
É comum falarmos que a vida num condomínio é bem diferente da viver num bairro com casas independentes. Reuniões mensais, escolha de representantes, taxas referentes a serviços, ambiente com segurança 24h e sensação de maior tranquilidade em virtude disso, entre outras tantas coisas relacionadas ao ambiente que é compartilhado. Por isso nosso assunto do blog nesta semana é justamente falar um pouco sobre esse assunto. Listamos a seguir algumas regras e dicas sobre a vida em um ambiente condominial e, claro, ao final deste texto, você confere um link especial com imóveis em diversas partes do nosso litoral. Confira:
LEI DO SILÊNCIO
Morar num ambiente com diversos outros lares requer maior cuidado com questões relacionadas ao silêncio. Entender que nem todos tem a mesma rotina que você é essencial para tornar a convivência mais tranquila. Por isso, vale respeitar as seguintes recomendações:
- Respeite os horários de silêncio estabelecidos pelo condomínio. Música alta, furadeira, máquina de lavar e ensaios com a banda só entre as 10h e às 22h.
- Evite andar de salto alto dentro de casa, a não ser que ela seja toda acarpetada. Só assim o som será abafado no andar de baixo.
- Quando o animal de estimação do seu vizinho estiver fazendo muito barulho, primeiramente, converse com o dono. Muitas vezes, o proprietário do cão ou gato passa o dia inteiro fora de casa e nem sabe que o animalzinho está causando transtorno.
- Quando fizer festa em casa, não é necessário convidar os vizinhos, mas é preciso respeitar o horário de silêncio, que começa às 22h.
- Evite falar ou brigar em volume alto. Os vizinhos não precisam saber os detalhes da sua vida íntima.
- Caso o seu vizinho esteja brigando e se excedendo em casa, interfone para a portaria e peça para que o síndico ou zelador converse com ele.
- Na hora de empurrar móveis e fazer outros barulhos que podem incomodar o vizinho de baixo ou de cima, tenha bom senso: faça isso em horários razoáveis para evitar acordar o seu vizinho, por exemplo.
NAS ÁREAS DE LAZER
As áreas de lazer são lugares comuns de uso todos os moradores e, na maioria dos condomínios, de visitantes também. Cabe a todos os usuários terem consciência e educação para um bom uso e evitar problemas com vizinhos e o próprio condomínio. Veja dicas:
- Evite utilizar bronzeadores se for entrar na piscina. Esses produtos soltam gordura e acabam sujando a água. Além disso, ninguém é obrigado a usar bronzeador por tabela.
- Evite correr em volta da piscina, assim como dar saltos que molhem as pessoas que estão fora.
- Boa parte dos condomínios não permite levar aparelhos de som, pois se trata de um espaço comum. Verifique.
- Consumo de bebidas e comida na área da piscina só nas mesas. Não é recomendado o uso de garrafas de vidro.
- Animais não devem ser trazidos para a área, pois podem contaminar a água e até mesmo causar acidentes.
- Se informe sobre a quantidade de convidados e capacidade permitida no salão de festas.
- Se possível, deixe uma lista de convidados na portaria para evitar penetras e garantir a segurança.
- Em uma festa, convida-se quem tem afinidade com você: parentes e amigos são muito bem vindos. Não é necessário convidar seus vizinhos, a não ser que eles sejam seus amigos.
- Toda festa precisa de música, mas dentro de um volume razoável, que não incomode os vizinhos. O som pode ficar ligado até às 22h.
- Após a festa, deixe o local limpo ou acerte com o condomínio uma taxa de limpeza, para que um profissional deixe o local organizado e limpo.
ELEVADORES E GARAGEM
A cordialidade e educação são fundamentais para o bom convívio. O uso consciente dos elevadores e das vagas de garagem é essencial para evitar problemas sérios. Veja dicas:
- Nos elevadores, evite circular com roupas de banho, sem camisa ou de trajes que possam causar constrangimento em seus vizinhos.
- Respeite o perímetro das vagas de garagem. Use apenas a(s) vaga(s) que lhe pertence.
- Seja ágil ao usar elevadores. Nada de segurar elevadores por alguns minutos para alguém. Outros vizinhos podem estar com pressa e esperando o elevador.
- O uso dos carrinhos de supermercado deve ser realizado com responsabilidade e entregue após a utilização.
- Os animais de estimação devem circular nas áreas comuns presos, no colo do dono para evitar problemas com vizinhos.
- É recomendado que crianças só utilizem elevadores acompanhados de adultos.
- Respeite as leis anti-fumo dentro do seu condomínio.
- Seja cordial e educado com seus vizinhos, cumprimentando-os nas áreas comuns.
PORTARIA E SEGURANÇA
O trabalho dos funcionários do condomínio é essencial para o bom funcionamento. Portanto, entender o que é e o que não é dever de casa funcionário evitará problemas. Fique atento as seguintes restrições e recomendações:
- O agente de portaria não deve se ausentar do seu post para realizar serviços para os moradores.
- Vai receber visitas? Se possível avise na portaria o horário de chegada e peça que seu convidado e seja cordial e se identifique sempre que for entrar. O porteiro irá interfonar para autorizar a entrada do convidado.
- Colabore para o zelo das áreas comuns como corredores, halls e jardins. Evite jogar lixo e preze pela limpeza das áreas.
São muitas as regras condominiais, e entende-las é essencial para uma boa convivência. Na dúvida sobre qualquer regra ou recomendação, entre em conato com a portaria, zelador ou síndico e leia a convenção. Assim, todas as suas dúvidas serão sanadas e você poderá desfrutar da vida em comunidade da melhor forma.
Para finalizar, vale a pensa clicar AQUI e conferir os imóveis que estão à venda aqui em Maceió, em bairros nobres como Guaxuma, Ponta Verde e Jatiúca e também no litoral sul. E se pintar dúvida, é só falar comigo.