Caixa deve reduzir juros da casa própria no segundo semestre
Novo modelo de empréstimo permitirá taxa menor para quem der entrada maior no financiamento
O presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, disse que a instituição planeja reduzir os juros do financiamento da casa própria no segundo semestre — quando entrará em vigor um novo modelo de empréstimo “mais personalizado”. De acordo com o projeto estudado pelo banco desde o ano passado, a medida vai permitir uma taxa menor para quem tiver condições de oferecer uma entrada maior ou precisar financiar uma cota menor do imóvel. Atualmente, os juros são padronizados, sendo mais acessíveis somente para quem é cliente da Caixa e recebe pagamento pelo banco.
— Vamos apresentar projeto de redução de taxas de juros de habitação para o mercado, combinada com cota da financiamento de negócios agregados — disse Occhi, após anúncio da nova rodada de pagamento das contas inativas do FGTS.
Ele destacou que apesar da trajetória de queda na taxa básica (Selic), a Caixa manteve os juros do empréstimo habitacional porque os recursos da poupança continuam escassos. O funding, destacou, precisa ser complementado com recursos próprios.
Occhi lembrou também que o processo de IPO (primeira oferta pública de ações) da subsidiária Caixa Seguridade está suspenso. A instituição decidiu antecipar o processo de avaliação da parceria da Caixa nessa área com o grupo francês CNP Assurances, que vence em 2021.
— Primeiro, precisamos saber quem será nosso parceiro — disse.
Fonte: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios